Parra Contabil » Blog Archive » Prazo para transmissão da DIPJ 2010 expira dia 30 de julho

Prazo para transmissão da DIPJ 2010 expira dia 30 de julho
This is my site Written by parra on 21 de Julho de 2010 – 11:11

Faltam dez dias para o encerramento do prazo de entrega da DIPJ 2010 (Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica). Se não houver mais prorrogação, o contribuinte deverá transmitir o arquivo no dia 30 de julho, com assinatura digital.
A Receita Federal informa que até segunda-feira, 19, havia recebido 1,196 milhão de declarações. No ano passado, os contribuintes enviaram um total de 1,69 milhão de declarações.
Quem perder o prazo poderá ser penalizado com multa de 2% ao mês-calendário ou fração, incidente sobre o montante do imposto informado na declaração – limitada a 20%. O valor mínimo da multa é de R$ 500,00.
A partir deste ano, será obrigatória a utilização da assinatura digital da declaração, mediante a utilização de certificado digital válido.
Mas o contribuinte pode delegar a tarefa de transmitir a declaração a um profissional de contabilidade. Neste caso, será necessário o uso da Procuração Eletrônica – instrumento que permite ao contribuinte delegar poderes a terceiros, os quais, mediante uso de certificação digital, poderão acessar os serviços da Receita Federal disponíveis no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).
O contribuinte pode solicitar a Procuração Eletrônico na página da Receita Federal na internet (www.receita.fazenda.gov.br). A procuração, entregue no prazo de 30 dias a partir da data de emissão, deve ser assinada pelo responsável da empresa perante o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
Outra opção é ter firma reconhecida em cartório, juntamente com os documentos de identidade do outorgante e outorgado.
Somente a partir da aceitação da procuração na unidade da Receita Federal é que o detentor do certificado passará a ter acesso aos serviços, em nome do contribuinte.

FONTE:TI INSIDE